terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Que tribo escolher no Travian


Para quem começa a jogar Travian a primeira grande decisão é a escolha da tribo. No Travian
há romanos, gauleses e teutões e todas as tribos têm as suas vantagens e desvantagens.
Habitualmente, diz-se que os romanos são a melhor opção para os principiantes. Não partilho da opinião e para ficar viciado no jogo qualquer tribo serve.
Para ficarem com uma ideia das características de cada uma, aqui vai um pequeno resumo.

Romanos
As tropas romanas apresentam valores equilibrados tanto no ataque como na defesa. Contudo, têm um custo elevado e o treino é demorado. A infantaria é poderosa embora o poder defensivo contra a cavalaria inimiga seja médio.
Outra das vantagens dos romanos é que se pode desenvolver ao mesmo tempo edifícios e recursos, coisa que nas outras tribos não é possível. Apesar disso, o começo é mais demorado do que nas outras tribos. Até o jogador ter os campos de recursos bem desenvolvidos, a evolução é lenta, mas depois de atingido o objectivo os romanos são poderosos.
Vantajoso é também o facto de a muralha representar um bónus de defesa.
De referir também o facto de os esconderijos, quando totalmente desenvolvidos, albergarem apenas 1000 recursos de cada.
Os mercadores podem transportar apenas 500 unidades de recursos, a uma velocidade de 16 quadrados/hora. São os que levam menos carga e têm uma velocidade média.

Gauleses
Os gauleses são apontados como a melhor opção para uma estratégia defensiva. Uma grande capacidade dos esconderijos (2000) põe a salvo muitos recursos, o que é óptimo quando se está no início do jogo.
Mas nem tudo é defensivo nos gauleses, as tropas são as mais rápidas do Travian e isso permite um grande número de ataques.
A Fabrica de Armadilhas (só existe nos gauleses) é apontada como mais uma vantagem defensiva mas isso não é assim tão claro. Um jogador que vê as suas tropas aprisionadas, geralmente, lança logo outro ataque para as libertar, ou então usa sempre o modo ataque.
A paliçada dá um bónus médio de defesa
Tal como as tropas, os mercadores também são os mais rápidos do Travian. Transportam 750 unidades e andam a uma velocidade de 24 quadrados/hora.
Nos gauleses as máquinas de guerra são muito caras mas, em compensação, os colonizadores são baratos.

Teutões
Os teutões são a tribo mais agressiva do Travian. As tropas baratas e o seu treino é rápido mas são relativamente fracas na defesa.
Uma grande vantagem é o poderem roubar 33,3 por cento dos recursos que estão nos esconderijos.
A muralha é indestrutível, mas o seu poder de defesa é mínimo.
Os mercadores teutões são os que transportam mais carga (1000 unidades) mas são os mais lentos pois a sua velocidade é de apenas 12 quadrados/hora.

Feito o resumo, qual é a vossa opinião?

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom! Adorei.

Unknown disse...

cpc
tou pronto a jogar

Anónimo disse...

muito bom
mas os teutoes são os melhores para assaltar, pois as tropas tém uma capacidade de carga elevada.